As 10 varejistas mais inovadoras do mundo, segundo a Forbes

Por: Leonardo Pinto 7.901 views

A prestigiada lista da revista Forbes destacou algumas das maiores empresas do varejo. Saiba quais delas saíram na frente no quesito inovação

Shutterstock

Companhias sediadas nas mais variadas regiões do planeta têm, cada uma à sua maneira e em seus contextos, a inovação em seu DNA. Segundo o ranking da Forbes das 100 empresas mais inovadoras do mundo, entre elas, pelo menos 10 do ramo varejista se destacam.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Nosso método baseia-se na capacidade dos investidores de identificar empresas que esperam ser inovadoras no momento atual e no futuro. As empresas são classificadas pelo que a Forbes chama de “prêmio de inovação”, que é a diferença entre a capitalização de mercado e o valor presente líquido dos fluxos de caixa dos negócios existente. Um algoritmo desenvolvido pelo banco Credit Suisse faz esse trabalho.

A diferença calculada, em porcentagens com escala que vai até o máximo de 100%,  é o saldo final de inovação de cada empresa. Confira abaixo quem se destacou:

1) Amazon (EUA) – 77.4%

A empresa de Jeff Bezos, conhecida por revirar os modelos de negócio do varejo com sua forte presença no e-commerce, ficou em quinto lugar no ranking geral.

2) Amorepacific (Coréia do Sul) -60.81%

O conglomerado sul-coreano que detém empresas no ramo varejista de cosméticos e estética na Ásia ficou em 18º lugar no ranking geral da Forbes.

3) CP All (Tailândia) – 57.32%

O grupo cujo o dono é o empresário Dhanin Chearavanont, homem mais rico da Tailândia e detentor das operações da icônica loja 7-Eleven, ficou na 23ª posição no ranking geral da publicação norte-americana.

4)  Hermés (França) – 52.38%

A grife de luxo francesa, renomada no mercado de moda por suas bolsas, figurou na 29ª posição na lista da Forbes.

5) Starbucks (EUA) – 50.77%

A maior rede de cafeterias do mundo também se destacou. A marca é a 30ª empresa entre as 100 listadas pela revista norte-americana.

6) Fast Retailing (Japão) – 50.57%

A companhia japonesa, holding da marca de vestuário UNIQLO, patrocinadora do tenista ex-número 1 do mundo Novak Djokovic, é a 32ª empresa mais inovadora, segundo a Forbes.

7) Falabella (Chile) – 44.09%

Um dos maiores e-commerces da América Latina, a Falabella, sediada no Chile, conseguiu ficar entre as 50 empresas mais inovadoras, de acordo com a Forbes. A companhia ficou na 47ª posição no ranking geral.

8) Inditex (Espanha) – 42.64%

O grupo espanhol Inditex, maior varejista de vestuário do mundo que controla a rede de fast fashion Zara, se posicionou na 54º lugar da lista da Forbes.

9) Luxottica (Itália) – 41.54%

Dona da brasileira Óticas Carol e da americana Sunglass Hut, empresas líder em seus países, o conglomerado ótico da Luxottica é a 61ª companhia mais inovadora do mundo.

10) Shiseido (Japão) – 36.76%

A gigante japonesa do ramo de cosméticos foi considerada pela Forbes a 87ª empresa que mais inova atualmente.

Leia também:
As 25 marcas mais valiosas do varejo mundial

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.