Consumo das famílias cresce acima do PIB no 1º trimestre

Por: Leonardo Pinto 4.530 views

De acordo com os últimos dados do IBGE, o consumo das famílias teve desempenho relevante em relação ao resultado final da economia nos primeiros 3 meses

Shutterstock

No primeiro trimestre de 2018, o consumo das famílias brasileiras cresceu 2,8%, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o quarto resultado seguido de avanço na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

A alta, segundo o IBGE, “se deve ao comportamento dos indicadores de crédito para pessoa física, bem como das taxas de inflação e de juros mais baixas” que as registradas no primeiro trimestre de 2017.

Enquanto isso, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil apresentou leve crescimento na comparação anual de 1,2%. No setor de serviços, o comércio varejista teve mínimo impacto no resultado, com 0,2% de aumento no desempenho.

Mas no acumulado dos últimos quatro trimestres o comércio teve maior protagonismo, com 3,4% de aumento. Comparando ao resultado de 1,4% do PIB, no acumulado dos últimos quatro trimestres, os comerciantes tiveram boa participação.

Leia também:
Varejo tem participação importante no crescimento do PIB

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.