22% das MPEs estão inadimplentes, diz Serasa Experian

Por: Leonardo Guimarães 808 views

Número de micro e pequenas empresas com dívidas atrasadas é o maior desde março de 2016, de acordo com a pesquisa. Entenda o que aconteceu

Crédito: Shutterstock

Estudo da Serasa Experian, divulgado nesta semana, mostrou que mais de cinco milhões das micro e pequenas empresas estão com dívidas atrasadas, considerando os dados de fevereiro. O indicador apontou que 45,9% das MPEs no vermelho eram prestadoras de serviços, 44,9% eram empresas comerciais. As indústrias representam 8,7% do total.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

O número de MPEs inadimplentes cresceu 11% na comparação com fevereiro do ano passado. Em 2017, eram 4,5 milhões de CNPJs negativados. É a maior quantidade de pequenas empresas devedoras desde quando o levantamento começou a ser feito, em março de 2016.

Por região

O Sudeste foi a região que concentrou a maior porcentagem das micro e pequenas empresas devedoras. Mais da metade das companhias são de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo ou Minas Gerais – 54%. O Nordeste ficou em segundo lugar no ranking, com 16,3% dos pequenos empresários inadimplentes. Já 15,8% estão na região Sul. Em seguida apareceram Centro-Oeste (8,7%) e Norte com apenas 5,3% do total.

Entre os estados, São Paulo tem o maior número de negativados, com 32,8%. Na capital, 620 mil companhias fecharam o segundo mês do ano no vermelho. O estado de Minas Gerais fica em segundo lugar na lista, com 11% dos devedores. Em seguida aparece o Rio de Janeiro – 8,2%. Em quarto lugar, o Rio Grande do Sul tem 6% das MPEs com dívidas atrasadas. Já o Paraná tem 5,9%.

Leia também 
Varejo brasileiro registra menor crescimento em 11 meses

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.