Com Assaí, vendas do GPA crescem 7,6% no primeiro trimestre

Por: Camila Mendonça 4.998 views

Novamente, a bandeira de atacarejo da companhia ajudou a elevar os resultados do primeiro período de 2018, com crescimento de dois dígitos

Bandeira de atacarejo foi destaque no crescimento do GPA mais uma vez

As vendas do GPA cresceram 7,6% no primeiro trimestre deste ano, segundo reportou a companhia. Ao todo, a companhia registrou uma receita bruta total de R$ 12,3 bilhões. No conceito “mesmas lojas”, aquelas abertas há mais de 12 meses, o crescimento nas vendas foi de 4,8%.

Segundo a companhia, a empresa poderia ter registrado vendas ainda maiores, não fosse, novamente, a declação dos alimentos, de 4% considerando o período.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Altos e baixos

Mais uma vez, a estrela desse crescimento foi a bandeira de atacarejo da companhia, o Assaí, que registrou um aumento de 25% na receita bruta, para R$ 5,5 bilhões.

Esse crescimento deve-se, segundo o GPA, a abertura de 20 lojas da bandeira – que garantiram um aumento de R$ 1 bilhão em vendas.

No conceito “mesmas lojas” houve um crescimento de 9,9%.

O Multivarejo da companhia, formado pelas demais bandeiras de supermercados, hipermercados e mercados de vizinhança, apresentou queda de 3,3%, totalizando uma receita bruta de R$ 6,8 bilhões.

No conceito “mesmas lojs”, o Multivarejo apresentou alta de 0,7%.

De acordo com a empresa, parte dessa queda deve-se ao incêndio que atingiu o CD de refrigerados da companhia, que ocorreu em dezembro de 2017. Esse CD abastecia 496 lojas em categorias de carne e perecíveis – que representam 13% das vendas.

Segundo a empresa, a perda estimada de vendas pelo efeito da ruptura de produtos em janeiro e fevereiro é de cerca de R$ 200 milhões.

Leia também
Vendas do GPA cresceram 8,2% em 2017 com forte participação do Assaí

Ajustes

Para reverter essa queda do Multivarejo, a companhia implantou ajustes na política comercial a partir de março, que resultaram em uma reversão da tendência negativa de janeiro e fevereiro.

Com isso, o crescimento de vendas ‘mesmas lojas’ em março alcançou 11,8%. A companhia elenca como fatores para o crescimento o Maior dinamismo das ofertas em datas comemorativas, como Dia da Mulher e Semana do Consumidor; a Ampliação da visibilidade das promoções no ambiente das lojas com promoções mais horizontais e diminuição da ruptura; o Reforço do programa de fidelidade com o lançamento de “Meus Prêmios” no mesmo aplicativo “Meu Desconto”, que já conta com cerca de 5 milhões de downloads; e a Normalização das operações do CD e do abastecimento das lojas em março.

Ao final do primeiro trimestre, o GPA encerrou com 1.788 lojas.

Leia também
GPA mantém investimento de R$ 1,3 bilhão em 2018

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.