Índice de Expansão do Comércio avança mais de 20% em março

Por: Leonardo Pinto 3.537 views

O aumento de grandes proporções no comércio brasileiro mostra outro cenário em relação a março do ano passado. Confira a pesquisa da FecomercioSP

cred: Shutterstock

O Índice de Expansão do Comércio (IEC) apresentou alta de 22,7% no mês de março, em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação mensal, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) diz que o indicador caiu 1,4%. Mas, apesar do leve recuo mês a mês, a entidade avalia que o ritmo de melhoria não foi quebrado. De acordo com o órgão, o resultado na base anual é muito satisfatório e o momento nos primeiros meses do ano é de ajuste de expectativa, depois de repetidas altas mensais.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Em relação à propensão a investir, o índice aumentou 33,5% na base de comparação com março de 2017. Segundo a FecomercioSP, caso a economia se mantenha em recuperação esse ano, a tendência é de que esse indicador cresça significativamente, subindo de 10 a 20 pontos percentuais, em relação aos números atuais.

A FecomercioSP ressalta a importância de se consolidar o IEC, principalmente no quesito investimento, cujo objetivo é garantir que o crescimento perdure em longo prazo, assegurando não apenas a recuperação do emprego, mas também sua perpetuação. A expectativa de contratação aumentou 16% em relação a março de 2017.

De acordo com a Federação, os investimentos no setor devem ganhar força ao longo do ano. Se não houver grandes surpresas ou mudanças de rumo da política econômica, em pleno ano eleitoral, a consolidação dos investimentos podem mudar de forma mais definitiva os rumos da economia ao fim de 2018.

Leia também:
As 10 empresas que lideram a revolução no varejo dos EUA

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.