Smartphone é o melhor amigo de metade dos jovens brasileiros

Por: Leonardo Guimarães 4.460 views

Estudo da Motorola chama a atenção para a dependência que os smartphones podem causar. Gerações mais novas são as mais vulneráveis

Crédito: Shutterstock

A dependência dos celulares é um problema crescente. Cada vez mais conectados, os usuários veem os smartphones como item indispensável no dia a dia. Pensando nisso, a Motorola realizou um estudo sobre o assunto.

Em parceria com uma pesquisadora e professora de Harvard, a empresa que desenvolveu o primeiro telefone celular mostrou como é a relação dos brasileiros com os smartphone. O levantamento revelou um dado preocupante: 49% da geração Z (jovens que nasceram entre 1998 e 2010) consideram o celular como melhor amigo.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

A pesquisa ouviu usuários de quatro países – Brasil, França, Estados Unidos e Índia. Mais de um terço dos entrevistados (36%) prioriza o smartphones em vez de passar mais tempo com a família, amigos e pessoas importantes. O estudo também constatou que 48% acham que ter uma vida separada do celular é importante.

O levantamento, publicado pelo instituto IPSOS, identificou comportamentos que atrapalham as relações interpessoais. As gerações mais novas são mais vulneráveis a adotar esses comportamentos por crescerem em um mundo digital.

Verificação compulsiva

Checar as notificações no celular constantemente incomoda quase metade dos brasileiros. Entre os participantes da pesquisa, 48% avaliam verificar o dispositivo com mais frequência que gostariam. A pesquisa também perguntou se as pessoas se sentiam forçadas a checar o celular constantemente, 42% disseram que sim.

Dependência emocional

Ficar muito tempo no smartphones é um dos sintomas de dependência do dispositivo. Por aqui, um terço dos entrevistados avalia passar mais tempo no celular do que gostaria. Diminuir esse tempo faria com que 30% se sentisse mais feliz.

Quando os donos de smartphones acham que perderam seus celulares, 56% admitem entrar em pânico. E mesmo quando não estão usando o celular, 31% dos brasileiros que participaram da pesquisa disseram que planejam o próximo uso do aparelho.

Pensando em conscientizar os usuários sobre a dependência que os smartphones podem causar, a Motorola disponibiliza um teste online para saber: “você é dono do seu celular ou seu celular é seu dono?”

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.