O que o Walmart está aprendendo com a Bonobos?

Por: Jacques Meir 11.158 views

Durante o Shoptalk 2018, executivos do Walmart e da Bonobos, adquirida pela gigante no ano passado, contam o que têm aprendido juntos. Confira

O que a gigante do varejo de alimentos tem aprendido com a startup que comprou em 2017?

O Walmart, emblemática varejista americana, parece lutar vigorosamente para manter-se relevante no mundo digital. A aquisição da Bonobos, que ocorreu em 2017, faz parte desse esforço. O que a companhia tem aprendido com a startup e a nova estratégia de e-commerce da varejista foi o centro de uma conversa entre Marc Lore, Presidente & CEO do Walmart Ecommerce EUA; Andy Dunn, fundador e CEO da Bonobos e Jason Del Rey, Editor sênior da Recode.

O debate ocorreu no Shoptalk, evento que debate o novo varejo e que ocorre em Las Vegas (EUA). Para reforçar sua estratégia no digital, a gigante do varejo de alimentos tem feito aquisições de empresas nativas digitais. Isso não significa absorver essas empresas e matar suas identidades.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

Ao contrário. Segundo Andy Dunn, da Bonobos, a estratégia desenhada para a empresa previa um caminho independente. Uma das formas mais inteligentes de competir em um cenário competitivo e pesado como o e-commerce hoje era investir em conteúdo mágico. É esse conteúdo o centro da estratégia.

Mas como valorizar uma marca como Bonobos em um ambiente voltado para o preço baixo? Se a marca não está nas lojas do Walmart, qual integração é possível? O executivo da Bonobos diz que apesar da marca e da cultura estarem bem alinhadas na Bonobos, os ganhos de sinergia ficam embutidos no supply chain, na capacidade logística e nos custos de confecção, que ficam sob medida.

Leia também
Como a Coach conseguiu criar uma marca forte no on e no offline?

Aprendizados

Para Marc Lore, a organização e visão de moda da Bonobos beneficia o Walmart na criação de um ecossistema no qual seja possível colher mais insights dos consumidores. A marca Alswell, de roupas de cama, faz parte do mesmo objetivo. Por isso, a empresa continua aberta a oportunidades para ampliar o portfólio.

Quais as habilidades que marcas como a Bonobos têm que as tornam diferentes e significativas para os consumidores? A marca chegou a olhar para outras categorias, de modo a criar pacotes com seus produtos de origem. Colchões, por exemplo, roupas de cama, são categorias observadas com carinho.

A Bonobos mantém sua independência por enquanto, mas viver no guarda-chuva do Walmart tem benefícios até quando? Andy Dunn diz que há muito aprendizado na relação com os consumidores que a marca estabeleceu e o Walmart.com principalmente poderá obter ganhos sensíveis com a forma pela qual a Bonobos opera.

Leia também 
O chinês que encara a Amazon de cima para baixo

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.