As 20 maiores redes de super e hipermercados do Brasil

Por: Camila Mendonça 61.552 views

Ranking NOVAREJO Brasileiro 2017 mostra que o segmento de Super e Hipermercados representa 53% das 350 maiores redes do País

cred: Shutterstock

o total das 350 maiores redes de varejo do Brasil, 53% delas é do segmento de Super e Hipermercados. Os dados são do Ranking NOVAREJO Brasileiro 2017, única publicação que analisa companhias de 12 segmentos diferentes do varejo, com base em um estudo do CIP – Centro de Inteligência Padrão, em parceria com a Serasa Experian e a Mastercard.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

O estudo mostra que de todos os segmentos, o de Super e Hipermercados foi o último a sentir a crise, por ser considerado um segmento de consumo básico e recorrente. Contudo, a inflação, que alcançou mais de 10% em 2015 e 6,27% em 2016, aliada a alta do desemprego, fez os consumidores recuarem até mesmo no consumo de itens básicos.

Gigantes resilientes

De acordo com dados da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), as vendas do setor caíram 1,5% em 2016 – um crescimento nominal de 7%. Considerando as 350 maiores empresas analisadas pelo Ranking NOVAREJO Brasileiro, o crescimento nominal foi um pouco maior, de 7,3%, ficando acima da inflação acumulada do ano.

Diante do cenário, as grandes empresas do segmento foram rápidas: investiram em estratégias que permitiram o aumento da eficiência, em 4,9%. A margem Ebtida da companhia passou de 2,6% para 3,4% entre 2015 e 2016 – um avanço e tanto diante de um ano difícil.

Outro dado que mostra um segmento de Super e Hipermercado mais saudável é o índice de risco de crédito, que mede a probabilidade das empresas de se tornarem inadimplentes no horizonte dos próximos seis meses.

Dados exclusivos da Serasa Experian para o Ranking NOVAREJO Brasileiro 2017 mostram que o porcentual de empresas do segmento com risco baixo de crédito caiu de 77% para 68%, entre um ano ou outro. Contudo, o número daquelas com risco aceitável subiu de 5% para 11%. Essa evolução, segundo a Serasa, deve-se à solidez da demanda pelos itens vendidos pelos supermercados.

As maiores redes do segmento

Os dados mostram que, em relação ao Ranking do ano anterior, o Walmart foi o grande destaque, saindo da terceira colocação para a primeira posição, mesmo com um crescimento modesto, em relação às demais marcas.

Confira a lista das 20 maiores companhias de supermercados do País.

Arte: Fernanda Pelinzon / Grupo Padrão

Quer saber mais? Acesse aqui a edição completa do Ranking NOVAREJO Brasileiro 2017 e tenha em mãos a publicação mais completa sobre o setor. 

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.