Carrefour adota máquinas de reciclagem em São Paulo

Por: Raisa Covre 718 views

Em oito unidades paulistas selecionadas da marca, os clientes poderão reciclar produtos em troca de descontos variados. Confira

Shutterstock

O consumo consciente é uma pauta fixa da sociedade atual e cada vez mais empresas demonstram esforços nesse sentido. O Carrefour, a partir deste mês, adere ao uso das máquinas de reciclagem em oito hipermercados da região metropolitana de São Paulo. Os clientes que depositarem suas embalagens usadas poderão ganhar descontos em suas compras.

A iniciativa integra o programa Carrefour Re-Ciclo, que a mudança de hábitos de consumo dos brasileiros, apoiando a reciclagem do lixo de forma inteligente. As unidades da Retorna Machine, desenvolvida pela startup Triciclo, permitem reciclar embalagens vazias em troca de incentivos como desconto na conta de luz, créditos no sistema de transporte público da cidade, dentre outros serviços.

A Unilever também aderiu à ideia e concederá, para cada embalagem de desodorante vazia depositada, um cupom de 30% de desconto para a compra de desodorantes comprimidos Rexona ou Dove – que possui a mesma quantidade e eficácia do produto convencional, porém, com o menor consumo de materiais em sua fabricação.

A empresa aponta que, futuramente, o Carrefour Re-Ciclo pode ser ampliado para outras regiões e contemplar outros tipos de embalagem. “Este programa reforça o nosso compromisso com uma cadeia de comércio responsável, o bem-estar social e a proteção do meio ambiente. Por estar tão próximo do consumidor, o varejo pode ajudar a reduzir a cultura do desperdício por meio da mudança no comportamento de consumo”, afirma Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil.

Em todo o mundo, o Carrefour apoia e promove diversos projetos voltados à preservação dos recursos naturais. O incentivo à reciclagem é a mais efetiva forma de proteger esses recursos, já que evita o emprego de novas matérias-primas no processo industrial. “Acreditamos que este programa tem um grande potencial de engajamento junto ao consumidor, já que mostramos de maneira prática os benefícios ambientais e financeiros da reciclagem do seu próprio lixo”, destaca Pianez.

Os criadores
Primeiro projeto da Triciclo, a Retorna Machine é um novo meio de logística reversa, com capacidade de recolher duas mil embalagens de garrafas pet e latas de alumínio por dia em 17 pontos espalhados por São Paulo. A startup aponta que as máquinas já coletaram mais de 300 mil embalagens, totalizando mais de quatro toneladas de garrafas pet e aproximadamente duas toneladas de alumínio. Com isso, mais de R$ 6 mil reais foram revertidos em bônus nas faturas de energia e recarga no vale transporte.

“O que buscamos é incentivar os cidadãos a transformarem embalagens vazias, que podem ser um problema para o meio ambiente, em benefício para si e para a sociedade como um todo”, aponta Felipe Cury, cofundador da Triciclo.

As unidades Carrefour Anália Franco, Giovani Gronchi, Imigrantes, Interlagos, Osasco, Pinheiros, São Bernardo e Tamboré já possuem a máquina.

Carregando...

Carregando... por favor, aguarde.