Setor atacadista cresce 6,5% em julho

Por: Editor NV 50 views

Resultado positivo na comparação com junho abre caminho para recuperação até o final do ano

Shutterstock

Em julho, o setor atacadista distribuidor recuperou o desempenho ruim de junho (que na comparação com maio teve queda de 1,4%) e registrou crescimento de 6,5% no faturamento, em relação ao mês anterior, segundo dados deflacionados.

As informações são da pesquisa mensal da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), apurada pela FIA (Fundação Instituto de Administração).

De acordo com o levantamento, em relação a julho de 2014, no entanto, a queda persiste, atingindo -9,7% (deflacionado). No acumulado de janeiro a julho de 2015, o recuo foi de 9,4% (deflacionado), na comparação com o mesmo período do ano passado.

Já em termos nominais, o faturamento cresceu 7,2% na comparação mensal. E, novamente, tanto no acumulado do ano até julho, como na comparação com o mesmo mês de 2014 houve retração: de 1,9% e 1,1%, respectivamente.

Segundo o presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho, ainda é cedo para afirmar se o crescimento é uma tendência, mas os números de julho dão um novo alento ao setor, que vinha acumulando resultados negativos. “A pesquisa reflete o duro cenário de queda no consumo que atinge quase todos os setores da economia. No entanto, a recuperação gradativa deve acontecer ancorada em dois fatores: a base de comparação mais fraca, observada a partir do segundo semestre de 2014, e a melhora do desempenho do comércio no fim do ano, especialmente no caso dos produtos mercearis”, analisa.

Leia mais

Atacado brasileiro cresce 7,3% em 2014

Atacado cai 9,58% no semestre

Atacado pode sofrer com inadimplência