6 coisas incríveis impressas em 3D

Por: Editor NV 366 views

Veja como a tecnologia está revolucionando diversos segmentos de mercado

Divulgação

O futuro já chegou. Você já parou para pensar no que as impressoras 3D são capazes de fazer? Comidas, bonecos, roupas, acessórios, partes do corpo humano, entre outras coisas incríveis. Selecionamos seis produtos que já podem ser criados em uma impressora 3D. Veja a lista:

1 Chocolate
A fabricante de chocolates Hershey’s, em parceria com a 3D Systems, apresentou no início do ano, nos Estados Unidos, a impressora CocoJet, capaz de imprimir chocolates em 3D. Com a tecnologia, o consumidor pode personalizar seu pedido e imprimir o chocolate na hora. Para a empresa, o equipamento é uma solução logística para seus produtos.

 

 

2 Você em miniatura
A empresa Mini You realiza a impressão de pessoas em 3D. Por meio de um escâner, um programa e uma impressora 3D é possível criar uma miniatura idêntica ao indivíduo. O resultado é um boneco feito em resina composta, em diferentes tamanhos, que são gerados na cor original e representam a imagem real captada.

 

 

3 Fones de ouvido
A Normal, empresa sediada em Nova York (EUA), realiza e impressão de fones de ouvido personalizados em 3D. O cliente fotografa suas orelhas e utiliza um aplicativo para escolher a cor do fone e a extensão do fio, entre outros detalhes. O trabalho é customizado e os fones são adaptados ao formato da sua orelha.

Fones de ouvido 3d

4 Instrumentos musicais
Em uma feira de tecnologia realizada no início do ano, em Las Vegas, foram expostos diversos objetos produzidos em impressoras 3D. Entre eles roupas, brinquedos, bonecos e até instrumentos musicais. No evento havia uma banda que tocava uma guitarra, um teclado e uma bateria que tiveram suas bases impressas pela tecnologia.

Instrumentos musicais 3D

5 Comida
A comida que “cresce” está ainda em fase de teste. A designer de alimentos holandesa Chloé Rutzerveld desenvolveu um conceito de lanches saudáveis e sustentáveis feitos com base na tecnologia de impressoras 3D. A ideia é usar as máquinas para fabricar pequenas estruturas feitas com camadas de massa, sementes, esporos, fermento e ágar – substância gelatinosa que age como solo –, mistura que dá origem a vegetais e cogumelos que podem ser ingeridos após alguns dias.

Comida 3D

6 Partes do corpo humano
Remendos de crânio, vértebras, olhos, pele e até cartilagens são algumas das partes do corpo humano que, em futuro próximo, poderão ser criadas em impressoras 3D. A impressão de partes de um nariz capaz de “crescer” no rosto está perto de se ternar realidade. Existe uma pesquisa sendo desenvolvida pelo setor de Engenharia de Cartilagem e Regeneração do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, que pretende revolucionar as técnicas de transplante do órgão.

Nariz 3D

Pele 3D

Leia mais

A mudança vem em 3D

Sabor tridimensional

Joias em 3D