Varejista de esportes lança plataforma colaborativa

Por: Editor NV 40 views

No site, usuários poderão criar produtos inovadores, dar sua contribuição através de comentários e votar nos melhores

BBack, projeto de um brasileiro radicado na França

Um brainstorm coletivo: é o que propõe a Oxylane, empresa que lançou a primeira plataforma colaborativa para esportistas. O OpenOxylane é um site que estimula internautas de todo o mundo a sugerirem ideias de produtos esportivos para a multinacional, que é dona de vinte marcas de produtos esportivos, entre elas a Decathlon. A plataforma está disponível apenas em inglês.

A ideia é que esses projetos de produtos sugeridos pelos esportistas de plantão sejam realmente transformados em realidade, focando principalmente em soluções inovadoras. A proposta da plataforma é estimular a criatividade das pessoas e identificar os problemas que os esportistas em geral lidam em suas atividades, tornando universais as inovações.

O usuário participa de todo o processo criativo. Podem contribuir no processo de design, selecionar materiais e cores, propor um nome e até propor o preço do futuro produto. Depois de um breve login, os usuários podem ler as propostas, dar sua contribuição através dos comentários e votar nas melhores soluções.

Como recompensa, os participantes que sugerirem uma ideia ou participarem do processo ganharão pontos, que segundo a Oxylane, serão convertidos na moeda local de cada país. As ideias vão desde uma pulseira para manter a chave de casa presa durante a corrida, uma bola de golfe que apita para facilitar que ela seja encontrada até meias para agilizar o nado ou bolas que não necessitem de bomba para encherem. 

Entre as propostas, destaca-se o BBack System, ideia de um brasileiro radicado na França: um sensor na bola de futebol que faz ela voltar pro pé de quem a chutou. Ideal para os treinamentos de time de futebol que usam muitas bolas. Por enquanto é só um teaser mas, se der certo, todo mundo poderá chutar e ninguém precisará ir buscar.